Luto Profissional: Como lidar com esse sentimento?

Luto Profissional: Como lidar com esse sentimento?

Já parou para pensar como anda a sua saúde mental em tempos de pandemia? Você precisa urgentemente conhecer e identificar sintomas, pois você pode estar passando pelo Luto Profissional.

Antes de pensar em se reinventar e performar nesse mundo novo que está por vir, é importante que o seu cuidado vá muito além da saúde física e do distanciamento social.

Convidamos o Psicólogo Comportamental Jarbas Ângelo para falar um pouco sobre o Luto Profissional, que muitas vezes passa perigosamente despercebido na rotina corrida e na ansiedade da quarentena.

Se você é empreendedor ou profissional de comunicação, marketing e eventos, com certeza vai se identificar com esse conteúdo. Clique no vídeo ou confira a transcrição a seguir:

Vídeo sobre Luto Profissional apresentado pelo Psicólogo Jarbas Ângelo

#1 Luto Profissional é uma certeza em tempos de crise

Meu nome é Jarbas Ângelo, sou Psicólogo Comportamental. Estou hoje na Tera Comunicação para falar sobre algo muito importante: o Luto Profissional.

Você pode estranhar um pouco esse termo, mas ele está presente de diversas formas no nosso contexto de quarentena, seja por perda ou por aquisição.

#2 Estou de Luto Profissional, e agora?

Neste momento, é importante procurar estratégias de enfrentamento para esse Luto. São muitas perdas que estão acontecendo, financeiras e afetivas.

Esse sentimento nos rodeia e causa bastante dor, sofrimento e ansiedade. Da mesma forma que você usa o álcool em gel para se prevenir contra o coronavírus, é necessário procurar recursos e vias que evite que essa ansiedade, essa dor por perdas, evolua para algo mais drástico, como depressão, uma ansiedade mais severa.

#3 Procure ajuda antes que seja tarde

É preciso valorizar a saúde mental sempre, não apenas quando a situação estiver difícil. Em tempos incomuns como este ocorrem muitas perdas, principalmente para as pessoas que trabalham com marketing ou eventos, e buscar ajuda profissional é a melhor forma de enfrentamento desse Luto.

Existe bastante cobrança social e pessoal em ser produtivo e não fracassar, mas é essencial ter paciência e empatia consigo mesmo. As circunstâncias atípicas e inesperadas geradas pela pandemia podem motivar emoções e pressões até então desconhecidas. Saber lidar com esses sentimentos é a questão principal.

Então, se perdoe. Esse é um momento para tentar aliviar as tensões que são inevitáveis.

#4 O que fazer antes de procurar Terapia?

É muito importante ter um olhar cuidadoso, não apenas para a saúde física, de proteção contra o vírus, como também para a saúde mental.

Procurar vias de escape desse momento extremamente estressante é algo essencial para tornar essa situação ansiogênica a mais leve possível. Além disso, buscar um especialista é o grande caminho para conseguir esse perdão pessoal.

Conta pra gente, como você está lidando com esse momento tão crítico de quarentena?

  • Wesley Sabino disse:

    Muito bom! É preciso parar, refletir, absorver todos esses sentimentos da quarentena para só depois tomar decisões, se reposicionar e dar a volta por cima!

  • >